Especial – Dez Razões Para Morar no…”Peru”

Morar no Peru e em outros países da América Latina nos mostra um pouco o quão a imagem que se cria no Brasil sobre esses países não faz jus aos avanços e a qualidade de vida que muitos desses países podem oferecer. Já que me deram essa oportunidade  eu devo fazer minha mea culpa e dizer que essas são as minhas 10 razões… Mas você pode escolher muitas outras. Desde não gostar de chuva a ser fã de escaladas… O que não posso dizer que seja meu caso.

1) É um país lindo com uma mistura incrivelmente interessante do novo, com a antiga cultura Inca e pré-Inca. Eu achei emocionante o quanto as diversas culturas nativas do Peru não só são respeitadas e preservadas como elas são enaltecidas. Também me causa tristeza porque me levou a fazer vários questionamentos sobre como a nossa história pré-colonial é completamente esquecida.

2) A comida é maravilhosa. Hoje em dia, o Peru também recebe o que é conhecido como “turismo gastronômico”, em grande parte por sua excelência culinária. Por exemplo, a única escola do Cordon Bleu na América do Sul está localizada em Lima.  É muito difícil não comer bem em um restaurante peruano.

DSC01279_1

3) O custo de vida, em relação ao Brasil, é muito menor. Isso não só significa uma melhor qualidade de vida, mas também mostra como estamos pagando caro por pouco. Por 1600 reais se aluga um apartamento de dois quartos, em Miraflores (o bairro turístico de Lima), mobiliado e com todas as contas pagas.

DSC01208_1

4) Poder experimentar várias variedades de Pisco. Pisco é a bebida alcoólica típica do Peru. Feita da fermentação da uva como o vinho, mas com um processo diferente, o Pisco é uma bebida excelente para se fazer coquetéis, como o famoso “Pisco Sour”.

DSC01281_15) Se você gosta de belezas naturais e aventuras, o país tem para todos os gostos. Em pouco tempo você pode estar na floresta Amazônica em Iquitos ou ao lado dos Andes em Chinchero. Ver desde llamas e alpacas andando pelos campos a focas e baleias no Pacífico.

DSC01690_16) Parques. Aqui se tem acesso a parques e espaços públicos verdes onde todos podem desfrutar o pôr-do-sol de Lima… O que é absolutamente impressionante porque Lima é praticamente um deserto. Os parques não são “naturais”, são uma política consciente do Munícipio de tornar a vida melhor para os seus habitantes.

DSC01439_17) Segurança. Apesar dos problemas de segurança que passam a maioria das grandes cidades do mundo, em termos de América Latina, as cidades do Peru passam uma sensação de bastante segurança. É possível conhecer as cidades a pé… Com exceção de Lima em toda sua extensão. Pelo tamanho, mais do que qualquer outra coisa.

DSC01418_18) Espanhol não é tão difícil de aprender do português. E é o quarto idioma nativo mais falado no mundo. Se você ainda não fala espanhol, é uma excelente desculpa para aprender… Assim não vão se sentir tão perdidos andando pela cidade.

DSC01656_19) Clima. Os climas do Peru são completamente diferentes. O clima em Lima sempre vai ser previsível. E nunca chove. Em Cusco, em um só dia você passa pelas quatro estações.

DSC01313_110) As pessoas são abertas e bastante acolhedoras. Não é difícil chegar em um bar, café ou restaurante no Peru e sair com vários novos amigos.

11) Eu já falei que a comida é maravilhosa?

Publicado originalmente em Brasileiras pelo Mundo

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *